dieta para perder 1kg por dia

Excluir ou reduzir drasticamente o consumo carboidratos por um período de até 15 dias: essa é a regra de ouro da dieta cetogênica. O plano alimentar foi criado na década de 20, nos EUA. Na época, o objetivo não era emagrecer, e sim tratar crianças com epilepsia refratária, pois a dieta tem o poder de inibir a ocorrência das convulsões. Porém, graças à sua possibilidade de emagrecimento rápido (1 kg por dia, em média), ganhou adeptos no mundo todo.

Segundo Patrícia Cruz, nutricionista, na dieta cetogênica, o corpo entra em estado de cetose, ou seja: carente dos tradicionais carboidratos responsáveis por gerar energia, utiliza a gordura como a principal fonte e por isso, a consequência é a redução do peso rápida. Basicamente, a ideia é consumir mais gordura e também queimar mais gordura.

De acordo com a nutricionista, alguns estudos mostram que, em termos de composição corporal, esta dieta promove uma redução maior de gordura na região abdominal. Outro beneficio é que o emagrecimento não compromete a massa muscular, mas isso deve ser combinado com o consumo mínimo de proteínas por dia (pelo menos 1,5 g por quilo de massa corporal). Além disso, o regime também reduz a retenção de líquidos.

Por outro lado, também existem alguns pontos negativos: “A dieta cetogênica se caracteriza como uma dieta restritiva, pois exclui um grupo de alimentos, podendo levar a compulsão alimentar.” Ainda segundo Patrícia, por ser uma dieta rica em proteínas, permite muitos embutidos e queijos ricos em sódio, gordura e colesterol. “Por essa razão, é contra indicada para hipertensos e indivíduos com dislipidemias (colesterol elevado)”, explica.

dieta para emagrecer 1kg por dia

Cardápio da dieta cetogênica
Diferente da Dieta Dukan - que também proíbe carboidratos, mas prioriza proteínas -, na dieta cetogênica as gorduras constituem a principal fonte energética, correspondendo a cerca de 60 a 70% das calorias diárias, enquanto as proteínas devem fornecer de 30 a 40% dessas calorias e os carboidratos apenas de 2 a 8%.

E como a regra é cortar os carboidratos do cardápio, quem segue a dieta não deve consumir pães, biscoitos, arroz, farinhas, doces, açúcar, frutas, legumes (segundos as dietas mais famosas) e milho.

Já na lista dos liberados, a nutricionista sugere alimentos como carnes (de preferência cortes mais magros), frios magros (presunto magro, peito de peru, chester, blanquet, mortadela de frango), queijos brancos (mussarela de búfala, queijo minas padrão, creme de ricota, cottage, ricota), ovos, peixes (atum, sardinha, pescada, salmão, saint peter, cação, abadejo, linguado, etc), carne de ave (frango, peru, pato), leite, iogurte e vegetais folhosos (couve manteiga, rúcula, agrião, alface, agrião, acelga, repolho).

Os refrigerantes e sucos diet também são permitidos e podem ser consumidos com as refeições, mas para quem não sente falta dessas bebidas, a opção mais saudável é substituir por água.


Dicas
É importante lembrar que, ao cortar ou reduzir o carboidrato, a chance de sentir fadiga e queda de rendimento é alta. Por isso, praticar atividades físicas pode não ser uma boa ideia. A sugestão é fazer caminhadas leves, de até 30 minutos.

Outro ponto que deve ser destacado é que a dieta cetogênica é contraindicada para pessoas com mais de 65 anos, com insuficiência hepática ou renal, com doenças cardiovasculares ou cerebrovasculares e também para pacientes em tratamento com cortisona.

Por fim, para preparar um cardápio adequado para cada organismo, com as quantidades corretas e horários mais adequados ao estilo de vida de cada um, o ideal é procurar uma nutricionista.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

Comments on “dieta para perder 1kg por dia”

Leave a Reply

Gravatar